Projeções da FAO indicam que o Brasil será o 6º maior consumidor per capita de carne de frango no mundo em 2024. - Junior Frigometal
Junior Frigometal

ACOMPANHE AS NOVIDADES

Projeções da FAO indicam que o Brasil será o 6º maior consumidor per capita de carne de frango no mundo em 2024.

Considerando a produção própria e as atividades de exportação e importação, os cerca de 200 países existentes no mundo terão à sua disposição, para consumo interno neste ano, aproximadamente 145,4 milhões de toneladas de carne de frango, um aumento de quase 1% em relação a 2023. Esse volume, distribuído entre uma população estimada em pouco mais de 8 bilhões de pessoas, resultará em uma disponibilidade média per capita ligeiramente superior a 18 kg.

Entre os 24 países selecionados no FAO Food Outlook de 2024, listados no gráfico abaixo, apenas 21 deles (cerca de 10% do total mundial) deverão registrar consumo superior à média mundial. O último desses países é a China, onde o consumo deve ficar próximo de 19 kg per capita.


Ainda no grupo selecionado, a Índia aparece na posição derradeira. Sua população é ligeiramente maior que a da China, com ambas ultrapassando 1,4 bilhão de habitantes. A estimativa para o mercado indiano é de apenas 3,735 kg per capita, um quinto do consumo estimado para os chineses.

O Brasil, por outro lado, se encontra entre os maiores consumidores mundiais, tanto na produção quanto na exportação e no consumo per capita. Embora seja o maior exportador mundial de carne de frango, garante para o consumidor interno mais de 45,3 kg per capita, colocando o país na sexta posição entre os maiores consumidores do mundo.

O país com maior consumo per capita, de acordo com os dados da FAO, é o Kuwait, com 79,968 kg, seguido pelos EUA (cerca de 59,9 kg), Malásia (quase 54,1 kg) e Austrália (cerca de 52,5 kg).

Na quinta posição, logo à frente do Brasil, está a vizinha Argentina, com pouco mais de 46,8 kg per capita de carne de frango. Esse é um resultado surpreendente, considerando que no início dos anos 2000 o consumo argentino de carne de frango não chegava a 25 kg per capita.

No Brasil, os índices de incremento no consumo de carne de frango superaram os de carne bovina. Nas últimas duas décadas, o aumento na disponibilidade interna de carne bovina foi inferior a 10% (de 43 kg para cerca de 47 kg), enquanto o da carne de frango foi superior a 80%.

 

Whats Comercial